terça-feira, 23 de junho de 2009

PORQUE NÃO MUDO DE OPERADORA

O povo brasileiro, em geral, é acomodado, rendido, conformado.

O que mais escutamos por ai é a famosa frase "não vai dar em nada, perda de tempo", para que algumas pessoas justifiquem seu conformismo frente aos descalabros que acontecem neste país, em todas as esferas.

Os escândalos de corrupção se avolumam em todas as esferas do poder e o que a população faz: dá de ombros e finge que aquilo não é com ela. Nosso dinheiro é surrupiado pelos políticos corruptos, e a maioria se queda estático repetindo mantricamente "não vai dar em nada, perda de tempo".

Então, tudo continua como era, sem mudanças, sem avanços, e a população achacada, sem saúde, educação, segurança, prestação de serviços de qualidade, Justiça social.

Se você se acovarda frente aos abusos que sofre, em especial por operadoras de telefonia deste país, nada vai mudar. Continuaremos pagando uma das tarifas telefônicas mais caras do mundo e acesso à internet ridículo e de valores astronômicos. Você não luta por nada, se conforma com os abusos e, quando não aguenta mais, simplesmente troca de operadora e... de problema.

Um usuário já mencionou duas ou três vezes a operadora OI-TELEMAR como opção à GVT, como se esta operadora fosse a oitava maravilha do mundo.

Não é.

A OI-TELEMAR está em primeiro lugar no ranking de reclamações junto ao Procon-BH e em segundo lugar em ações judiciais no Juizado Especial Civel - UFMG de Belo Horizonte. Os serviços são caros, o Velox não chega as velocidades oferecidas pela GVT e NET e o atendimento é um fiasco, com um call center tercerizado que não resolve nada.

Como sei disto?

Simples: conheço pelo menos uma dúzia de pessoas com problemas com a OI, não somente no que diz respeito à telefonia fixa e ADSL, mas também em telefonia móvel. Trocar o péssimo pelo ruim, definitivamente não funciona.

E porque a OI-TELEMAR, uma empresa que herdou a estrutura da antiga TELEMIG, que até pouco tempo tinha o monopólio da telefonia em MG, continua prestando péssimos serviços e sendo uma das campeãs de reclamações nos orgão de defesa do consumidor?

A resposta também é simples: porque muitas pessoas, a maioria dos clientes, não tomaram nenhuma providência quando foram lesados, sendo que aqueles que procuram a Justiça e os Procons são uma minoria. Portanto, vale a pena para as empresa, contando com a conivência da ANATEL e a morosidade da Justiça, manter uma prestação de serviços caros e sem qualidade

As pessoas pagam perto de Us$ 40 por uma conexão de 2Mb do Velox e acham que estão fazendo um excelente negócio, enquanto em paises desenvolvidos, com uma preocupação com serviços de qualidade e respeito ao consumidor, paga-se Us$ 35,00 por 20 mb, como é o caso do Japão e dos EUA.

Pagamos as mais altas tarifas do mundo em telefonia fixa e móvel e acesso à internet, e tem muita gente morrendo de rir, fazendo propaganda para empresa com a OI, NET, etc, como se elas fosse diferentes das demais operadoras.

Se "mudar o mundo" é fazer valer meus direitos como consumidor e manter o mínimo de legalidade neste país que, como Charle de Gaulle, supostamente disse, não é um país sério, então quero mudar o mundo sim.

E espero, sinceramente, que outros visionários me acompanhem nisto, sejam eles clientes de qualquer operadora de telefonia ou acesso a internet. Enquanto ficarmos agindo como carneirinhos, e apenas mudando de operadoras ao ínvés de lutarmos pela legalidade, vamos continuar vivendo em um país que não é sério.

Reclamar do governo e da sujeira que assola o país é fácil, mas lutar por mudanças ao invés de ficar acomodado em casa já são "outros quinhentos", não é mesmo? São os ativistas que mudas as coisas, não os acovardados e acomodados.

Como já disse, prefiro morrer de pé e lutando, do que viver de joelhos como a maioria.

3 comentários:

CajuCLC disse...

Concodo com você.
Mudar é sempre fácil, encarar é difícil.
A GVT continua fazendo traffic shaping e eles dizem que são os sites.

Augusto Tanaka disse...

Vou acompanhar este site de perto, parabéns pela iniciativa Ricardo... na verdade, em relação ao traffic shapping estou com medo, acabei de assinar gvt e hoje começa a prestação do serviço.

Ricardo Machado disse...

Obrigado pelo comentário, Tanaka. O traffic shapping deve ser a menor de suas preocupações com a GVT. Existem práticas desleais e ILEGAIS mais sérias levadas à cabo pela empresa, como pode ver no meu caso.

Enquanto querem vender e tê-lo como cliente, é tudo uma maravilha. É no pós-venda que a coisa se complica: em um ano como cliente não teve um único mês em que não precisei contestar valores indevidos na minha conta, fiquei 2 meses pagando por 5 mb de velocidade e só tinha 1 mb, quando muito.

Enfim, nada que a empresa promete, repito, NADA, é cumprido, exceto que você tenha disposição e conhecimento técnico-jurídico para pressionar a empresa, mesmo assim, como pode ver, a GVT usa de métodos escusos e está se lixando para a ANATEL e para a JUSTIÇA.

Portanto, meu caro amigo, fique de olho na sua conta e, principalmene, faça teste diários na sua velocidade e, caso não seja aquilo que contratou, reclame.

Em breve colocarei o "caminho das pedras" para lidar com a GVT, não somente com atendente, mas também junto à ANATEL e a Justiça.

Abraços.